sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Que é O Blog

Introdução

Conceito
Um blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts".
Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online.
Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema.

História
Em 1997, Jorn Barger concebeu o termo “weblog”, definindo-o como uma página da Web, onde qualquer pessoa pode colocar uma mensagem expondo todas as outras páginas interessantes que encontra. O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar “wee-blog”, que tornou inevitável o encurtamento para o termo definitivo “blog”.
Rebbecca Blood foi uma das pioneiras no uso dos blogs, referindo em 1999 que estes eram distintos tanto ao nível da forma como ao nível do conteúdo das publicações periódicas que os precederam.

A Evolução
O Blog progrediu a um ritmo extraordinário, em 1999 era poucos os que utilizavam esta ferramenta.
Hoje em dia, existem cerca de 70 milhões de blogs.

A Blogosfera
Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura.

Artigos
Conhecidos também como "post", a forma substantiva do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog.

Postagem
As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção do blogueiro.

Comentários
Um recurso característico dos blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos postados.

Blogs educativos
Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores), constituindo-se em um significativo do processo de aprendizagem. Através da publicações de: notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.

Alguns motivos para usar blogs como atividade de ensino-aprendizagem.
- A web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento.
- Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
- Desenvolver a habilidade de gerenciar informação.
- Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento.
- Evitar o retrabalho docente. Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar.
- Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver)
- Aprender a aprender.

Algumas possibilidades para professores:
Desenvolvimento de projetos escolares.
Trabalhos Inter-trans-Multi disciplinares.
Produção de material instrucional.

Algumas possibilidades para alunos:
Produção de resumos/sínteses da matéria.
Log (descrição) de desenvolvimento de projetos escolares.
Aprendizagem colaborativa.

Para professores e alunos
Conversações sobre assuntos iniciados em sala, e que podem ser aprofundados em Lista de discussão, com síntese num wiki.

Fonte de pesquisa : wikipédia





Um comentário: